quinta-feira, 14 de junho de 2012

idéias...



TIPOLOGIAS TEXTUAIS - TEXTOS LITERÁRIOS.






















TIPOLOGIAS - TEXTOS INFORMATIVOS.











Leitura de Fruição - Uma visita inesperada de Jesus.

Leitura de fruição: Uma visita inesperada de Jesus.
(História de Natal com uma grande lição de vida)

Foi na noite de Natal. Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa:

- Trago-te uma boa notícia: esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa! 
Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar um excelente jantar para receber Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados.
De repente, tocaram a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito.
- Senhora, - disse a pobre mulher, - Será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar.
- Ora bolas! - retorquiu a dona da casa. - Isso são horas de me vir incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com um jantar para uma visita muito importante.
A pobre mulher retirou-se. Um pouco mais tarde, um homem, sujo de óleo, veio bater-lhe à porta:
- Senhora, - disse ele, - O meu caminhão avariou aqui mesmo em frente à sua casa. Não teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse comunicar com um mecânico?
A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada.
- Você pensa que minha casa é o quê? Vá procurar um telefone público... Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa com esses pés imundos!
E a anfitriã continuou a preparar o jantar: abriu latas de caviar, colocou o champanhe no frigorífico, escolheu, na adega, os melhores vinhos e preparou os coquetéis.
Nesse momento, alguém lá fora bate palmas. “Será que agora é que é Jesus?” -pensou ela, emocionada. E com o coração a bater acelerado, foi abrir a porta. Mas decepcionou-se: era um menino de rua, todo sujo e mal vestido... 
- Senhora, estou com fome. Dê-me um pouco de comida! 
- Como é que eu te vou dar comida, se nós ainda não jantamos?! Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não te posso dar atenção.
Finalmente o jantar ficou pronto. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que, pouco a pouco, já começavam a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos.
De madrugada, a senhora acordou sobressaltada e, com grande espanto, viu que estava junto dela um anjo. 
- Será que um anjo é capaz de mentir? - gritou ela. - Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Por que é que você fez essa brincadeira comigo?
- Não fui eu que menti... Foi você que não teve olhos para enxergar. - explicou o anjo. - Jesus esteve aqui em sua casa três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do motorista e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa”.
Lição de vida: Quem não tem olhos para o próximo, nunca enxergará Jesus Cristo!...

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA GINCANA DE LEITURA.

GINCANA DE LEITURA

“Ó Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.”
Castro Alves
OBJETIVO DA GINCANA:
Despertar o gosto pela leitura;
Libertar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.
REGULAMENTO DA GINCANA:
1) A Gincana de Leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas na data prevista.
2) A cada tarefa serão atribuídos pontos de 0 a 10.
3) A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a quantidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação,.
4) Cada trabalho deverá ser feito com uma obra diferente, escolhida entre as indicadas pelos professores.
5) Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.
6) Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la.
7) Cabe aos professores julgarem o cumprimento das tarefas.
TAREFAS
1) Representando  escolher um Roman-ce da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger mais interessante.
Data: ____/____/____ Duração: 15 min.
Valor: 10 pontos
2) Divulgando  escolher uma obra para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um Outdoor divulgando-a. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
3) Noticiando – fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de uma das obras.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
4) Entrevistando – escolher uma das obras que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: um dos membros representa a personagem escolhida e os outros participam da entrevista.
5) Reciclando – apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de uma das obras. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. Lembrando que uma cena envolve ambiente e personagens.
6) Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos Desfilando – organizar um desfile das personagens de uma das obras, caracterizados de forma a serem facilmente identificados.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
Observação: Um dos membros deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem da história, com fundo musical.
7) Cantando – escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de uma das obras (romance / conto ou poesia).

Toda a equipe deve participar.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
8) Recriando – escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
9) Julgando – escolher um texto que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Um juiz, um advogado de defesa, outro será o promotor. Os demais membros for-marão o corpo de jurados. As teses defendidas deverão ser baseadas em fatos da história.
Data: ____/____/____ Valor: 10 pontos
10) Dançando – recontar a história de uma das obras através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema da obra escolhida e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.
Data ____/___/_____
Valor: 10 pontos Duração- 10 minutos
Obras selecionadas:
São distribuídos 10 textos ( romance, conto, crônica, música, poesia) a cada equipe para a realização das tarefas.
FONTE: PROFESSORES SOLIDÁRIOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário