quarta-feira, 9 de maio de 2012

fichas


Diferença entre mares e oceanos

Oceanos mares: oceanos são grandes porções de água localizadas muito longe da costa dos países, já os mares são as porções de água que banham tais costas.
Quem nunca ouviu a expressão “O pirata dos sete mares”.
Mas “pera” aí, quer dizer que existem apenas sete mares no mundo?
A expressão sete mares vem da Idade Média, dos livros ficcionais europeus e árabes.
Uma das fontes desta expressão é o livro oriental “As Mil e Uma Noites”, que contava história de aventura. Uma delas era a de Simbab, um corajoso marinheiro que vivia cruzando os Sete Mares.
Com o tempo este termo designava um grupo de nove mares, que eram: Mar Adriático, Mar Arábico, Mar Cáspio, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Golfo Pérsico e Mar Vermelho.
Mar
Hoje em dia ainda utiliza-se tal expressão, só que de uma nova forma,  agora os “Sete Mares” significam os oceanos (Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico) do nosso planeta.
Deixando de lado expressões e afins, voltemos a falar de todos os mares do mundo.

Veja os nomes de todos os mares existentes (ao todo somam 62):

Oceano Pacífico
Mar de Bering
Golfo do Alasca
Mar de Cortez (também chamado de Golfo da Califórnia)
Mar de Okhotsk
Mar do Japão
Mar da China Oriental
Mar da China do Sul
Mar de Sulu
Mar das Célebes
Mar de Bohol (também chamado de Mar de Mindanao)
Mar das Filipinas
Mar de Flores
Mar de Banda
Mar de Arafura
Mar de Timor
Mar de Tasmânia
Mar Amarelo
Mar de Coral

Oceano Atlântico
Baía de Hudson
Baía de James
Baía de Baffin
Golfo de São Lourenço
Mar do Caribe
Golfo do México
Mar de Sargaço
Mar do Norte
Mar Báltico
Golfo da Bótnia
Mar da Irlanda
Mar Mediterrâneo
Mar Adriático
Mar Egeu
Mar Negro
Mar de Azov
Mar Jônico
Mar da Ligúria
Mar Mirtoano
Mar Tirreno
Golfo de Sidra
Mar de Mármara
Mar de Creta
Baía de Biscaia
Golfo da Guiné

Oceano Índico
Mar Vermelho
Golfo de Áden
Golfo Pérsico
Golfo de Oman
Mar da Arábia
Baía de Bengala
Mar de Java

Oceano Ártico
Mar de Barents
Mar de Kara
Mar de Beaufort
Golfo de Amudsen
Mar de Chukchi
Mar de Laptev

Oceano Ántártico
Mar de Weddell
Mar de Ross

Mares fechados
Mar de Aral
Mar Cáspio
Mar Morto
Mar da Galiléia
Mares que fazem parte de outros mares, maiores, foram contados. O Mar de Azov, por exemplo, faz parte do Mar Negro, que pode ser incluído no Mar Mediterrâneo, com o qual se conecta.

Informações obtidas em:  http://ihaa.com.br/nomesinformacoes-sobre-os-principais-mares-do-mundo

Joãozinho e Maria


Joãozinho e Maria
(história contada e adaptada pela Profª Ondina Barroca Werneck)

Era uma vez um menino muito levado chamado Joãozinho
Era teimoso e guloso
Mas de Maria, bom irmãozinho
Certo dia os irmãos a brincar
Pela floresta vão passear
De mãos dadas tão distraídos
Saem do caminho e ficam perdidos

As horas passavam e a neve caia
E a sombra da noite assim lhes dizia:
Andem mais um bocadinho
Que encontrarão o caminho
Viram então uma luzinha
A porta de uma casinha
Qual não foi sua surpresa
Ao verem tanta beleza
E com água na boca ficaram

De pão-de-ló a casinha
De chocolate a janelinha
Telhado de marmelada
De rapadura era assoalhada.

E bolinhos numa frigideira
Estavam fritando uma cozinE Joãozinho e Maria “zaz-trás”!
Pegam um bolinho, dois, três e mais

E a velha que dos doces deixou sobre a mesa
Resmunga zangada e com toda a certeza:
Chip, Chip, meu gatinho
Não coma meu bolinho!
Vendo os meninos depois
Numa gaiola prende os dois

Joãozinho que era levado
Um rabo de rato havia guardado
Ao “invés” do gordo dedinho
Por entre as grades punha o rabinho.

Certo dia, porém o coitado
Perde o rabinho, que desastrado!
E a velha contente para os dois assar
Prepara a fogueira e põe-se a chamar.

“Venham cá meus netinhos
venham catar gravetinhos
para o frio esquentar
venham, a fogueira pular

Mas, Joãozinho disse, de ligeiro
Pule a senhora primeiro
Deu um pulo a feiticeira
Tropeça e cai na fogueira.
Fonte:  http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br

Você sabe por que cada Estado recebeu o nome que tem?


Acre: Vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus.

Alagoas: O nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano.

Amazonas: Nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio. Para Lokotsch, vem de amasuru, que significa águias retumbantes.

Bahia: O nome foi dado pelos descobridores em função de sua grande enseada.

Ceará: Vem de siará, canto da jandaia, uma espécie de papagaio.

Espírito Santo: Denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo.

Goiás: Do tupi, gwa ya, nome dos índios guaiás, gente semelhante, igual.

Maranhão: Do tupi, mba’ra, mar, e nã, corrente, rio que semelha o mar, primeiro nome dado ao rio Amazonas.

Mato Grosso: O nome designa uma região com margens cobertas de espessas florestas, segundo antigos documentos.

Minas Gerais: O nome deve-se às muitas minas de ouro espalhadas por quase todo o estado.

Pará: Do tupi, pa’ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas, engrossado pelas águas do Tocantins.

Paraíba: Do tupi, pa’ra, rio, e a’iba, ruim, impraticável.

Paraná: Do guarani pa’ra, mar, e nã, semelhante, rio grande, semelhante ao mar.

Pernambuco: Do tupi, para’nã, rio caudaloso, e pu’ka, gerúndio de pug., rebentar, estourar. Relativo ao furo ou entrada formado pela junção dos rios Beberibe e Capibaribe.

Piauí: Do tupi, pi’au, piau, nome genérico de vários peixes nordestinos. Piauí é o rio dos piaus.

Rio de Janeiro: O nome deve-se a um equívoco: Martim Afonso de Souza descobriu a enseada a 1º de janeiro de 1532 e a confundiu com um grande rio.

Rio Grande do Norte: Derivado do rio Potengi, em oposição a algum rio pequeno, próximo, ou ao estado do Sul.

Rio Grande do Sul: Primeiramente conhecido como Rio Grande de São Pedro. A Barra do Rio Grande de São Pedro, foi um ponto geográfico estratégico para a fixação do domínio lusitano no sul do país. Local ideal para que lá se instalasse um reduto militar com acesso marítimo ao interior pelo canal Rio Grande que liga a lagoa dos Patos ao oceano.

Rondônia: O nome do estado é uma homenagem ao marechal Rondon.

Santa Catarina: Nome dado por Francisco Dias Velho a uma igreja construída no local sob a invocação daquela santa.

São Paulo: Denominação da igreja construída ali, pelos jesuítas, em 1554 e inaugurada a 25 de janeiro, dia da conversão do santo.

Sergipe: Do tupi, si’ri ü pe, no rio dos siris, primitivo nome do rio junto à barra da capitania.

Tocantins: Nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano.
Fonte:  http://sugestoescolaresdiversas.blogspot.com.br


Mensagem de consultorio

O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração infarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a”criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste atenção!

O plantio é livre, a colheita, obrigatória … Preste atenção no que você está plantando, pois será  a mesma coisa que irá colher!!

P.S: Normalmente, os sintomas aparecem 3 dias após o “acontecido”,  descubra o que te prejudicou e coloque para fora, em conversa com amigos ou com um profissional, que vc se cura!!!

Produção de texto

PRODUÇÃO DE TEXTO



Escolha um animal e escreva como ele é. Depois crie uma história sobre ele.



Roteiro para ajuda-lo a contar a história:

Nome do animal                           _____________________________

Onde ele vive                      _____________________________

Como ele é                          _____________________________

Tamanho                             _____________________________

Do que é coberto seu corpo       _____________________________

Do que ele se alimenta      _____________________________

Como ele se locomove      _____________________________

O que ele gosta de fazer    _____________________________

O que ele não gosta           _____________________________



Agora invente sua história. Vamos lá?



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Sugestões de fichas de portfólio de aprendizagem

Estas fichas podem ser utilizadas em todas as séries/anos da instituição.
Identificação da Instituição de Ensino
Comentário do professor sobre amostra do trabalho
Aluno:
Projeto :
Trabalho :
Data : Turma :
Objetivo do trabalho :
………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………….
Conceito :
( ) iniciante ( ) em desenvolvimento
( ) domínio ( ) apresentou dificuldades
( ) avançado ( ) interessado pela atividade
( ) desinteressado pela atividade
Atividades desenvolvidas na área de (disciplina)
………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………….
Dificuldades apresentadas:
………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………….
Desenvolvimento do aluno durante a atividade :
………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………….
Comentários do professor :
………………………………………………………………………………………….
………………………………………………………………………………………….
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Identificação da Instituição de Ensino
Comentário do aluno sobre amostra de trabalho
Nome do aluno:
Projeto ou atividade:
Data : Turma :
Como fiz esse trabalho :
……………………………………………………………………………………………..
O que gosto nele :
……………………………………………………………………………………………..
O que gostaria de mudar nele :
……………………………………………………………………………………………..
Quero fazê-lo de novo :
…………………………………………………………………………………………….
Comentários do professor :…………………………………………………………………………………………….
<<<>>>
Identificação da Instituição de Ensino
Registro Sistemático
Aluno: ……………………………………………………………
Data: ……………………....Horário de __:__ à __:__
Observador:………………………… Permissão dada por:……………
O que observar:………………………………………………………………………………….
Porque observar………………………………………………………………………………..
Relato do observador……………………………………………………………………….
<<<>>>
Identificação da Instituição de Ensino
Registro de Caso
Aluno:
Data:……………………………….. Horário __:__
Ocorrência …………………………………………………………………………………….
Contexto da ocorrência:……………………………………………………………..
Relato detalhado:…………………………………………………………………………
Observador:…………………………………………………………………………………….
OBS: Algumas dessas fichas são adaptações do livro da Elizabeth Shores, outras são sugestões de minha professora Dinéia Hypóllito. Leiam para que possam entender melhor o “por quê” de cada ficha e o propósito do portfólio. Também sugiro a leitura das outras páginas que publiquei sobre o mesmo tema. Nelas, você verá algumas fichas preenchidas, as atividades, ler algumas explicações, consultar bibliografias e visitar outros blogsque tratam do mesmo assunto.
Boa pesquisa.

 







FICHA DE ACOMPANHAMENTO

PARA QUEM É PROFESSOR COORDENADOR, SEGUE ESTE MODELO DE FICHA DE OBSERVAÇÃO, SUGERINDO O QUE PODE SER OBSERVADO DENTRO DE UMA SALA DE AULA
 FICHA DE OBSERVAÇÃO


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