segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atividades de Matemática para 3º, 4º e 5º Anos - Reforço


problemas de matemática, atividades com metros, atividades com números decimais, subtração de números decimais, atividade século década, bimestre semestre,  atividade com calendário, atividade de medida e comprimento, atividade metro decímeto e centímetro, medidas de capacidade, medidas de massa, ângulos

























ATIVIDADES DIVERTIDAS DE MULTIPLICAÇÃO - Reforço



Atividade de multiplicação para calcular e pintar, para multiplicar e colorir










ATIVIDADES DE MATEMÁTICA










FONTES: http://www.portalescolar.net/
http://www.atividadesedesenhos.com/2012/02/numerais-1-ano-dezenas-de-atividades-e.html 

Atividades de Numerais _ Porque nunca é demais !!!

Galera vou colocar aqui algumas atividades , mas cliquem no link pois tem muuuiittaaa coisa ;
https://picasaweb.google.com/professoraluciane.marsola/NUMERAIS#

Lembre-se que você verá melhor as atividades se tiver uma conta no Picassa .
 























Material Dourado



Material Dourado
É importante desenvolver nos educandos a capacidade de quantificação. Muitos alunos contam, sequenciam até 1000, mas não sabem quantificar.
Por isso, antes de chegar na abstração é importante o concreto. Pode-se utilizar de diversos materiais. Existem diversos recursos para atingir esse objetivo.

Cuisenaire



Material Dourado

Ábaco

E até mesmo tampinhas e palitos



O Material Dourado é ótimo para trabalhar a base 10. 
Lá na escola temos caixinhas pequenas do material, que são utilizadas individualmente pelos alunos. Caso não tenham esse material na escola, dá para criar ou imprimir na cartolina.  




Primeiramente deixar os alunos livres para explorarem o material.
Depois, fui conduzindo algumas situações:
- Quantos tipos de peças têm no material?
-  Que nomes podemos dar para cada uma?
- Quantos quadradinhos (unidades) são necessários para formar uma barrinha (dezena)? E quantas barrinhas (dezenas) são necessárias para formar uma plaquinha (centena)?

É bom para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos, questionando, fazendo-os pensar. 
Depois pendurar uma casinha de papel cartão na lousa, e contar uma historinha explicando que cada pecinha do material tinha um quarto na casa, os quadradinhos dormiam na unidade e as barrinhas na dezena. E que em cada quarto só poderíam dormir 9 peças e se passassem de 9 integrantes, deveríam se juntar e passar para o próximo quarto.

Na casinha colocar um plástico grampeado para poder ir encaixando as pecinhas e formando os números.

No coletivos testamos várias possibilidades. Depois fazer ditados de números. Conforme chamava um números os alunos formavam com o material dourado.



Só depois passar para  as atividades no papel.
Nas atividades explorar a sequência numérica e a quantificação.
Com essas casinhas pedir para eles recortarem e colarem no caderno
e fazer a sequência.



Usando cores diferentes, eles efetuaram as somas a seguir. Para cada parcela, utilizaram uma cor diferente. Por exemplo, 7 (azuis) + 2 (verdes) = 9. Assim, eles visualizaram melhor o processo quantitativo e da operação.





Um comentário: