RESUMO: Este trabalho é sobre estes fascinantes animais. 1 - Introdução O Projeto Dinossauros pode ser desenvolvido com a classe de Jardim II (5 anos), e até crianças, com idades entre 0 e 12 anos. A Escola deverá está organizada a partir de uma proposta de ensino diferenciada e inovadora e de contato direto com a natureza. Promover atividades externas - como o convívio com pequenos animais. Promove, também, plantio de frutas e verduras, sempre em caráter educacional. Alimenta constante preocupação no sentido de preparar os seus alunos para a convivência harmoniosa e produtiva com a alta tecnologia de informação do mundo em que vivemos. 2 - Justificativa Temos por objetivos principais para a realização do Projeto Dinossauros: Ampliar conhecimentos Compreender que cada ser ocupa seu espaço e tem um papel a desempenhar Compreender o que é extinção Reconhecer o planeta na época dos dinossauros Diferenciar animais carnívoros de animais herbívoros Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros Despertar a consciência da comunidade em geral para a questão ecológica Criar um ambiente em que a criança seja participativa nas atividades nele desenvolvidas Aproximar a criança da natureza Conhecer as diferentes espécies de dinossauros Levar a criança a perceber o computador como uma ferramenta de aprendizado Despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade na crianção Desenvolver hábitos e atitudes dentro de um projeto de investigação científica.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Como primeira tarefa conversar, com os alunos, sobre os dinossauros, procurando saber quais os conhecimentos já adquiridos pelos alunos. Assistir ao vídeo: “Dink, as pedras mágicas”, da Hanna Barbera Produções, que mostra, em desenho animado, uma historinha sobre os dinossauros. Em seguida fazer um debate sobre o vídeo que assistir, Partindo da conversa inicial, do debate sobre o vídeo e dos questionamentos levantados pelos alunos, mandar para casa alguns temas para pesquisa: 01. Como e onde viviam os Dinossauros? 02. Como nascem os Dinossauros? 03. Do que se alimentavam os Dinossauros? 04. Por que eles sumiram? 05. Quantas espécies havia? 06. Por que os Dinossauros lutavam? 05. Enviar recortes ou curiosidades sobre os Dinossauros. Com o resultado da pesquisa, trabalhar os itens que nela estavam presentes, com a participação efetiva dos alunos. Durante todo o processo de duração do projeto incentivar pesquisas, as quais impressionem pela qualidade e quantidade. Trabalhar em cima das pesquisas ler e observar as características de cada espécie, pois o material é muito rico em ilustrações. Montar um quadro onde poderia ser visualizado – "O que sabemos", onde será transcrito tudo que eles sabem (seus conhecimentos prévios) sobre os Dinossauros,- Em um próximo quadro colocar "O que queremos saber” -onde foram colocados os temas para pesquisa e, em um último quadro: "O que descobrimos” - sobre o assunto em questão, onde serão expostas todas as pesquisas que os alunos trouxerem de casa. O passo seguinte será assistir ao vídeo: Jurassik Park (Parque dos Dinossauros), Spelberg, Steven, Universal Estúdios. Pesquisar, no material que em sala, sobre a reprodução dos dinossauros, e em seguida, fazer uma maquete reproduzindo algumas espécies, que serão modeladas a partir de massinha para modelar. Fazer, também, outra maquete, utilizando papel e cascas de ovos, demonstrando a reprodução dos dinossauros. A partir de brinquedos (dinossauros) trazidos pelos alunos e fornecidos pela escola, observar as características e identificar as espécies pelos seus nomes comparando os brinquedos, com as ilustrações das pesquisas trazidas pelos alunos, e também, com os vídeos que já assistido. Conversar sobre o planeta na época dos Dinossauros. Durante esta conversa surgiu um novo questionamento: “Como sabemos que os dinossauros existiram, se eles foram extintos e ninguém nunca os viu?” Surgiu aí uma nova parte de nossa pesquisa: “Os Fósseis”. A pergunta foi enviada para casa, para pesquisa. Receber esta outra pesquisa, com grande entusiasmo dos alunos, que debaterão o assunto oralmente, não necessitando de pesquisa escrita. Iniciaremos a confecção de um dinossauro, a partir da técnica de jornal e fita crepe: As partes dos animais são moldadas utilizando-se de jornal. Em seguida cobrem-se estas partes com fita crepe, unindo-as para montar o dinossauro. Para um “acabamento” melhor a peça é pintada com tinta guache. Assistiremos ao vídeo: “Vale Encantado dos Dinossauros”. Desenho animado que nos mostrou os hábitos e o planeta na época dos dinossauros. Com imitação de fósseis, feitos de papelão, montamos um esqueleto de Brontossauro, medindo aproximadamente 1,50m X 0,80cm. Fazer uma maquete, com novas miniaturas de brinquedos trazidos pelos alunos e outros fornecidos pela escola, onde reproduziremos o ambiente em que os dinossauros viviam, separando-os em bandos da mesma espécie. Nesta maquete será feito um “vulcão”, modelado com argila. Este vulcão reproduzia o processo da erupção das lavas. Experiência da Erupção das Lavas de um Vulcão
MATERIAL: o Argila ou massa de modelaro Uma tabuinha para servir de base do vulcãoo Fermento em póo Vinagre e Anilina culinária vermelha COMO FAZER: 1. Esculpir um vulcão em argila ou massa de modelar em uma base (tabuinha). 2. No buraco, colocar um pouco de fermento em pó. 3. Colocar algumas gotinhas de anilina vermelha. 4. Jogar o vinagre. POR QUE ACONTECE? Em uma reação química, substâncias misturadas reagem ou se combinam de alguma maneira, formando uma substância nova, diferente das substâncias químicas usadas para produzi-la. Assim, quando o vinagre entra em contato com o fermento (ou bicarbonato de sódio), provoca uma reação química que produz um gás. Esse gás liberado pela reação é gás carbônico, que faz a lava do vulcão subir e espirrar. Para finalizar reproduziremos em uma maquete, a extinção dos dinossauros utilizando-se de argila, e miniaturas de esqueletos (de brinquedo) de dinossauros. Para o encerramento do Projeto Dinossauros, os alunos, junto com a equipe pedagógica da escola, organizarão uma exposição na escola, que terá a duração de 02 dias, com todos os passos do projeto, mostrarão e explicarão as maquetes que foram construídas, expuseram fotos de todo o processo, apresentaram as espécies mais interessantes, segundo eles próprios, onde contavam as características e curiosidades de cada uma delas.
AVALIAÇÃO Entendemos que numa concepção sobre a relação de ensino e aprendizagem como a que sustenta o trabalho por Projetos, as três fases da prática docente – planejamento, ação e avaliação- não podem entender-se senão como um sistema de inter-relações e complementaridades. Para Gardner (1995), uma avaliação deveria dar informações sobre a capacidade e o potencial dos alunos, para dar-lhes um feed-back sobre suas aquisições, assim como propiciar informações para a comunidade circundante. Esta avaliação deverá ocorrer de forma natural, quase sem reflexão consciente, sem datas e horários preestabelecidos e se possível sem rotulações de resultados mensuráveis. Assim a avaliação do Projeto Dinossauros será inerente ao processo ensino-aprendizagem, portanto não se dará “periodicamente” mas, sobretudo, o próprio processo. Para isso utilizaremos um formulário de registro semanal, que já será utilizado por nós em outros momentos. Este formulário tem como objetivo registrar, no dia-a-dia, o desenvolvimento da turma. Com esse registro diário, a professora poderá avaliar sua prática pedagógica e repensar nos procedimentos utilizados e nas mudanças, se necessário for. Esta avaliação proporcionará a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A cada etapa do projeto trabalhado, observará o avanço dos alunos, avaliando a participação deles nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas. Para o Projeto Dinossauros, embasados no discurso de Gardner, ampliaremos a visão da avaliação e utilizaremos também algumas “Fichas”, afim de fazermos algumas sínteses do trabalho, a serem preenchidas por todos os participantes do processo: Comunidade, pais, professores e alunos.
1. AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE: Esta avaliação será feita durante a exposição do projeto. A comunidade que visitar a exposição será convidada a assinar um “Livro de Visitas”, onde poderão ser colocadas, em um pequeno quadro, suas impressões sobre o trabalho apresentado. A título de exemplo, transcrevemos abaixo algumas das impressões: SEU NOME... DE ONDE VOCÊ É? O QUE VOCÊ ACHOU?
2. AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO ALUNO: Esta avaliação é realizada pela professora no decorrer do projeto até o encerramento.
NOME DO ALUNO: ___________________________________________
TEMA DO PROJETO:__________________________________________
Envolvimento do aluno no: 01. Planejamento:________________________________________
02. Montagem e Execução:__________________________________
03. Depuração e Ensaio:____________________________________
04. Apresentação:________________________________________
05. Atividades de maior interesse:_____________________________
06. Relacionamento com o grupo:______________________________
3. AVALIAÇÃO DOS PAIS: Esta avaliação é realizada após a apresentação do projeto (exposição), quando enviaremos para casa dos alunos uma ficha para ser preenchida pelos pais.
AVALIAÇÃO PROJETO DINOSSAUROS Para nós é muito importante saber a sua opinião sobre o projeto desenvolvido pelo seu filho. Assim gostaríamos que você colocasse, nesta ficha, suas impressões sobre o tema, organização, atrações, atendimento, duração do projeto, duração da exposição, recursos apresentados e suas sugestões para um próximo trabalho.
4. AVALIAÇÃO DO PROJETO PELO ALUNO: Esta avaliação é feita pelo aluno. Como os alunos participantes do Projeto Dinossauros não são alfabetizados, a própria professora transcreve as impressões deles.
5 – MATERIAL DE APOIO UTILIZADO 02 computadores, impressora colorida, gravador de CD HP CDs , data-show, clipart diversos CD Room: vários,Televisão ,DVD : Jurassik Park, Steven Spelberg, Universal Studios Dink, e as Pedras Mágicas, Hanna Barbera Produções, O Vale Encantado, brinquedos, etc...
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
O que é o vulcão?
|
Silvia Marconato/Redação Terra
O vulcão é uma montanha que foi empurrada para fora da terra. Mas porque isso acontece? No interior do planeta, existem placas (chamadas placas tectônicas). O movimento destas placas mandou para fora essas montanhas. O aumento da quantidade de lava (rocha líquida) pressiona o magma para fora da crosta terrestre. Quando esta pressão se torna muito alta, o magma é expulsado para fora. O Brasil tem um título inédito nesta área. É o país com o vulcão mais antigo do mundo formado pelo sistema de caldeiras vulcânicas e está localizado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxin. Sabe quantos anos tem esse vulcão? 1,9 bilhão de anos!!! Curiosidades - Um dos mais conhecidos vulcões em erupção da atualidade é o Etna. Ele tem 3,34 mil metros de altitude e está situado no extremo oriental da ilha da Sicília, na Itália. - Acredita-se que existam 550 vulcões ativos no mundo. - A nuvem de cinza que cobre a superfície da região onde ficam os vulcões demoram a se recuperar, mas as plantas nascem novamente ainda mais fortes. - A lava de um vulcão pode chegar a 2 mil ºC - A beleza do vulcão em erupção não apaga o desmatamento causado nas florestas. A lava quente incendia as árvores e destrói casas. - A fumaça provocada pela erupção pode causar problemas respiratórios nas pessoas que vivem perto do vulcão. - O Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984. |
Aprenda a fazer um vulcão | |||||||
|
MUNDO PRÉ-HISTÓRICO - AMIGO DINOSSAURO.
DESENVOLVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLICAR A VIDA DESSES ANIMAIS EM NOSSO PLANETA.
FASCINANTE E CURIOSO, O MUNDO DOS DINOSSAUROS É UM TEMA QUE DESPERTA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS. PARA TRABALHÁ-LO EM SALA DE AULA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA O QUE OS PALEONTÓLOGOS, ESPECIALISTAS EM FÓSSEIS, DIZEM SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS. CONHAÇA AS PRINCIPAIS DELAS.
PRIMEIRAS ESPÉCIES
HÁ 230 MILHÕES DE ANOS, NA REGIÃO QUE HOJE É A FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A ARGENTINA, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ESPÉCIES, O HERRERASAURUS, O EORAPTOR E O STAURIKOSAURUS, O QUAL VIVEU NO RIO GRANDE DO SUL. ELAS ERAM DESCENDENTES DE PEQUENOS ANIMAIS, PARECIDOS COM LAGARTIXAS BÍPEDES QUE ANDAVAM APOIADAS NAS PONTAS DOS DEDOS. ALÉM DO TAMANHO E DO PESO, OS DINOSSAUROS DESTACARAM-SE PELA SUA RÁPIDA CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO, O QUE PERMITIU QUE SOBREVIVESSEM POR MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS.
OS MAIS CONHECIDOS
CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS, OS DINOSSAUROS VIVERAM EM TRÊS PERÍODOS HISTÓRICOS, TRIÁSSICO, JURÁSSICO E CRETÁCEO, QUE REMONTAM À HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DE NOSSO PLANETA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO CARTAZ DE MOLDE. ENTRE OS MAIS FAMOSOS, TEMOS O TYRANNOSAURUS REX, QUE TINHA 13M E PESAVA 6 TONELADAS; O ARTENTINOSAURUS, DE 35M E 90 TONELADAS, E O VELOCIRAPTOR, DE 2M E QUE CHEGAVA A PESAR 25KG.
SEGUNDO O PLEONTÓLOGO FELIPE ALVES, UMA GRANDE CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS DINOSSAUROS É SUA FORMA DE REPRODUÇÃO. "MESMO OS MAIORES BOTAVAM OVOVS, QUE ERAM BEM PEQUENOS EM COMPARAÇÃO COM O TAMANHO DE SEUS CORPOS. O MAIOR OVO TINHA O TAMANHO DE UMA BOLA DE BASQUETE", AFIRMA.
EXTINÇÃO
COMO OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM? O PALEONTÓLOGO FELIPE CONTA QUE O CHOQUE DE UM ASTERÓIDE, COM 10KM DE DIÂMETRO, COM A TERRA CAUSOU UMA GRANDE EXPLOSÃO QUE AFETOU A VIDA DESSES ANIMAIS, LEVANDO-OS À EXTINÇÃO. MUITOS ESTUDIOSOS, PORÉM, CONSIDERAM AS AVES DINOSSAUROS REMANESCENTE. "ESSES DOIS GRUPOS DE ANIMAIS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS, COMO OS OSSOS OCOS, O PESCOÇO EM FORMATO "S", O OSSINHO DA SORTE, ALÉM DA PENUGEM, ENCONTRADA EM ALGUNS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS", EXPLICA FELIPE.
DISCUSSÕES COMO ESSA MOSTRAM QUE A PALEONTOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE DESVENDAR SOBRE A VIDA DESSES ANIMAIS QUE SOBREVIVERAM A DIVERSAS MUDANÇAS NO CLIMA. VALE LEMBRAR QUE OS FÓSSEIS, RESULTADO DE "PETRIFICAÇÃO" DOS SERES VIVOS, SÃO O REGISTRO QUE PODE GARANTIR ESSAS DESCOBERTAS, REVELANDO TAMBÉM A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
PENSANDO EM EXPLORAR O TEMA DA MELHOR FORMA COM A TURMA, PROPOMOS UMA SÉRIE DE ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS, QUE VOCÊ CONFERE LOGO A SEGUIR. NO CARTAZ COLORIDO, ESTÃO DISPONÍVEIS IMAGENS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS, COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. APROVEITE-O PARA ENRIQUECER A AULA.
1- PARA AQUECER A DISCUSSÃO SOBRE ERAS GEOLÓGICAS, ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS E SEUS HÁBITOS, QUE TAL PREPARAR COM A TURMA UMA DIVERTIDA ATIVIDADE?
2- DIVIDA A SALA EM PEQUENOS GRUPOS E PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE ESSES ANIMAIS. VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR A ELES REVISTAS, PÔSTERES, LIVROS E, EM SEGUIDA, PEDIR PARA QUE DESENHEM COM CANETA ESFEROGRÁFICA OU DE RETROPROJETOR NOS PEDAÇOS RECORTADOS DE MARGARINA AQUELES BICHOS QUE PREFERIRAM. ORIENTE-OS DE QUE É FUNDAMENTAL SEGUIR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS DE CADA ANIMAL (POR EXEMPLO, PERNAS COMPRIDAS, TRÊS DEDOS, FOCINHO FINO, ETC) E QUE É PRECISO CAPRICHAR NO CONTORNO, POIS ISSO IRÁ DAR PISTAS PARA DESCOBERTAS FUTURAS.
3- DEPOIS, O DESENHO DEVERÁ SER RECORTADO, RESPEITANDO O CONTORNO DO ANIMAL. AJUDE-OS A RECORTAREM A GARRAFA PET AO MEIO E UTILIZEM A BASE PARA SERVIR DE MOLDE PARA O FÓSSIL QUE SERÁ CONSTRUÍDO. ENSINE-OS A PREPARAR O GESSO, DILUINDO O PÓ COM ÁGUA.
4- ELES DEVERÃO COLOCAR UM POUCO DO GESSO UMEDECIDO DENTRO DO FUNDO DA GARRAFA RECORTADA. EM SEGUIDA, PEÇA PARA COLOCAREM OS MOLDES DE ANIMAIS FEITOS DE PLÁSTICO SOBRE O GESSO. DEPOIS, ELES DEVERÃO COBRI-LO COM MAIS GESSO, CUIDANDO PARA QUE O ANIMALZINHO FIQUE ENTRE DUAS CAMADAS.
5- QUANDO O GESSO SECAR, A TURMA DEVERÁ CORTAR A GARRAFA PARA RETIRAR O MOLDE DE GESSO.
6- TROQUE OS MOLDES ENTRE OS GRUPOS. A TAREFA DE CADA UM SERÁ ESCAVAR O FÓSSIL QUE SE FORMOU. PARA ISSO, É INTERESSANTE AS EQUIPES TEREM PEQUENOS MARTELOS, FORMÕES, ESCOVINHAS E PINCÉIS. LEMBRE-AS DE QUE MANIPULAR ESSES MATERIAIS EXIGE CUIDADO E ATENÇÃO. ALÉM DAS FERRAMENTAS, ELAS PRECISARÃO DE CADERNOS DE ANOTAÇÕES PARA REGISTRAR OS DADOS SOBRE O ANIMAL. EXPLIQUE QUE ELAS ESTÃO TRABALHANDO COMO VERDADEIRAS PALEONTÓLOGAS.
7- QUANDO ENCONTRAREMOS OS ANIMAIS, DEVERÃO ANOTAR SUA CARACTERÍSTICAS E TENTAR DESCOBRIR EM QUAL HABITAT VIVIAM (TERRESTRE, AÉREO, MARINHO), COMO SE LOCOMOVIAM, O QUE COMIAM DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO, ETC.
8- AS CRIANÇAS PERCEBERÃO QUE OS FÓSSEIS FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS BICHOS PRÉ-HISTÓRICOS E QUE SÃO OS MAIORES INSTRUMENTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE ELES.
9- APROVEITE A ATIVIDADE, PROPONDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE UM FÓSSIL DAS MÃOS (VEJA ABAIXO)
1- COMO AO TRABALHAR O TEMA DINOSSAUROS, FALAMOS EM MILHARES DE ANOS, É NECESSÁRIO LOCALIZAR AS CRIANÇAS NO TEMPO.
2- NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ ENCONTRA UMA LINHA DO TEMPO COM AS ERAS GEOLÓGICAS: PRÉ-CAMBRIANA, PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA. DENTRO DE CADA UMA DELAS, HÁ SUBDIVISÕES PARA INDICAR OS PERÍODOS HISTÓRICOS. FAÇA CÓPIAS E AS ENTREGUE AOS ALUNOS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM NA INTERNET E EM LIVROS OS DINOSSAUROS QUE VIVERAM EM CADA PERÍODO. ELES DEVEM REPRODUZI-LOS NA FORMA DE DESENHOS, RECORTÁ-LOS E PINTÁ-LOS. SE PREFERIR, PODERÃO IMPRIMIR OS DESENHOS DE SITES. DEPOIS, AS FIGURINHAS PODEM SER COLADAS EM EVA OU PAPEL-CARTÃO PARA SEREM DISTRIBUÍDAS NA LINHA DO TEMPO. CONFORME AS CRIANÇAS FOREM PREENCHENDO AS ERAS, TERÃO UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SOBRE A QUAL DELAS CADA DINOSSAURO PERTENCEU.
1- ALÉM DE ABORDAR ERAS, PERÍODOS, HÁBITOS E COSTUMES, PODEMOS APROVEITAR O TEMA DOS DINOSSAUROS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA. PARA ISSO, PREPARAMOS UM JOGO EM QUE OS ALUNOS IRÃO CONHECER DADOS E COMPARÁ-LOS.
2- TIRE CÓPIAS DAS FICHAS (DINOCARTAS), DISPONÍVEL NO CARTAZ DE MOLDE, E ENTREGUE ÀS CRIANÇAS.
3- PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE OS DINOSSAUROS EM LIVROS, REVISTAS, INTERNET. COM OS DADOS OBTIDOS, ELAS DEVERÃO PREENCHER AS FICHAS/CARTAS, DESENHAR O DINOSSAURO PESQUISADO E PINTÁ-LO.
4- PARA QUE AS CARTAS TENHAM MAIOR DURABILIDADE, VOCÊS PODERÃO PLASTIFICÁ-LAS COM PAPEL CONTACT TRANSPARENTE. QUANDO ELAS ESTIVEREM PRONTAS, JUNTE-AS E AS DISTRIBUA ENTRE TODA A TURMA.
5- JUNTOS, ESCOLHAM UM ALUNO PARA INICIAR O JOGO. ELE DEVERÁ OBSERVAR UMA INFORMAÇÃO QUE CONSIDERA "FORTE" EM SEU "DINO". EM SEGUIDA, DEVERÁ PEDIR AOS COLEGAS PARA OBSERVAREM ESSA MESMA INFORMAÇÃO EM SUAS CARTAS. AQUELE QUE TIVER O VALOR MAIS ALTO DO DADO ESCOLHIDO FICA COM AS CARTAS DOS DEMAIS, MAS DEVE COLOCAR TODAS DE LADO.
6- O JOGO TERMINA QUANDO AS CARTAS DOS JOGADORES ACABAREM. PARA CONHECER O VENDEDOR, BASTA CONTAR COM QUANTAS CADA PARTICIPANTE FICOU.
FONTE: BICHOS ATIVIDADES ESCOLARES EXTRA. N. 1 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário