Projeto Água
PROJETO ÁGUA
A vida na água
OBJETIVOS: conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares COMO SURGIU O TEMA? Durante o 1ª semestre, os alunos do Pré, desenvolveram o projeto: "A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA". Neste percurso, descobriram que: NA ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !
E QUISERAM DESCOBRIR MAIS:
• Que tipos de peixes e plantas existem na água?
• Como os peixes nascem?
• Como os peixes respiram?
• Tudo o que vive na água sabe nadar?
• O que os animais que vivem na água comem?
COMO CAMINHAMOS ?
• Os alunos do pré retomaram os estudos do semestre anterior e repartiram o conhecimento construído com os alunos do jardim.
• Pesquisas em livros, revistas, vídeos, cds, sobre os diversos tipos de plantas e animais que vivem na água.
• Visita à loja de peixes e escolha do tipo de peixe para colocar no aquário a ser montado em sala de aula.
O peixe escolhido foi o lebiste, devido ser também encontrado nos rios da região, ser predador natural das larvas de mosquito (inclusive o da dengue) e por reproduzir rapidamente e em grande quantidade.
CONTEÚDOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
LIBERANDO A EXPRESSÃO possibilidade de expressar o conhecimento construído através de:
• fala, mímica, dramatização;
• modelagem, pintura, dobraduras;
• desenho, escrita;
• elaboração de relatórios;
• criação de poesias e cantigas.
MATEMATICANDO A VIDA
Para resolver os nossos problemas e compreender as nossas descobertas, tivemos que buscar ajuda na matemática:
• contagem numérica
• as quatro operações
• medidas de comprimento
• medidas de capacidade
• noções de espaço
DESCOBRINDO A NATUREZA
Conhecemos diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprendemos muita coisa sobre eles:
• características
• habitat
• utilidade
• reprodução
• alimentação
• locomoção
ENTENDENDO O HOJE NO TEMPO E NO ESPAÇO
compreendemos as diferença da vida na água:
• nos dias de hoje e antigamente
• nos lagos, rios e oceanos
aprendemos que as pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água
SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1. CONSTRUÇÃO DO PAINEL "A VIDA NA ÁGUA"
2. MEDIDA DE COMPRIMENTO: Utilizando palitos de picolé, foram medidos os seis aquários existentes na sala de aula.
3. O nascimento dos filhotes dos Lebistes e a preocupação das crianças em separá-los da mãe para que não fossem devorados.
4. A descoberta dos "Poliquetas", minúsculos animais marinhos que vieram despercebidos, juntamente com as pedras e algas trazidos da praia.
5. A constatação de que a nossa estrela do mar tem seis pontas, considerando que todas as demais observadas no mar possuíam apenas cinco pontas.
6. A tristeza pelo desaparecimento de alguns espécimes, que serviram de alimento para outros. As anêmonas comeram os cavalos-marinhos; a ostra e os mariscos serviram de alimento para a estrela do mar.
7. A identificação dos machos e fêmeas dos filhotes de Lebistes.
8. A conscientização da necessidade de devolver o "Pepino do Mar" ao seu lugar de origem, uma vez que o mesmo produzia muita "sujeira" dentro do aquário.
9. A observação constante que as crianças fazem da vida existente em nossos aquários e a relação que estabelecem com as observações que fazem fora da escola: nas lagoas em suas casas, no rio que passa pelo bairro e nos passeios à praia com seu familiares.
10. Elaboração de um livro de poesias para os nossos amigos que vivem na água.
11. Criação de histórias sobre o nosso relacionamento com os animais que vivem na água.
Autor desconhecido ( Recebi por email)
Projeto Semana da Pátria
Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É preciso trabalhar a Semana da Pátria com os alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marcos da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
- Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
- Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
- Incentivar o amor à Pátria;
- Cantar e interpretar o Hino Nacional;
- Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
- Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
- Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
1º dia- Abertura - 07:00 h - hasteamento da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
Paródias - Pátria; Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas; Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos; 17:00 h - descimento da Bandeira Naconal.
2 ºdia - Sala de Informática: - Interpretação do Hino Nacional - Microsoft Word;
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
3º dia- Sala de Informática - Trabalhar o mapa do Brasil - Estados, capitais e suas respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;
4º dia - Sala de Informática - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização
Cidadania - a importância de votar
5º dia- Sala de Informática - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
- Brasil sempre Brasil;
- A pátria se constrói;
- Brasil, terra que eu amo;
- Independência não se faz num dia, mas a cada momento;
- Por que gosto do Brasil;
- Brasil mostre a sua cara.
Outras Atividades:
- Concurso do Hino Nacional - Paródia;
- Coro falado;
- Slogan;
- Poesias;
- Danças;
- Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
- Interpretação de textos;
- Confecção de faixas;
- Palavras cruzadas;
- Caça-palavras;
- Charge;
- Seminário;
- Debates.
Sugestões para Debates:
- O que é ser patriota hoje no Brasil?;
- Cidadania - como colocá-la em prática?;
- Como vive a maioria dos brasileiros?;
- A falta de patriotismo dos políticos brasileiros;
- A importância do voto.
Obs.: Os professores escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua coordenaçDeverão comunicar com antecedência à comissão organizadora.
Consolidação ou culminância:
Passeata Cívica;
Desfile Cívico;
Jogos - sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou gincana).
Recursos da Informática Utilizados:
- Microsoft Word
- Paint
- Microsoft Power Point
- Microsoft Excel
Recursos Humanos:
- Todos os professores;
- Voluntários;
- Todas as turmas do Ensino Fundamental;
Fonte: Almenara NTE MG 12
Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Datas%20Setembro#ixzz1Wmz0xbShProjeto de Leitura na Educação Infantil - 4 e 5 anos
OBJETIVOS
■ Produzir textos ditando
para um escriba.
■ Diferenciar a linguagem
oral da escrita.
■ Fazer recontos.
■ Reconhecer as características
dos contos tradicionais.
CONTEÚDOS
■ Produção textual.
■ Uso correto de adjetivos,
tempos verbais e expressões
típicas em contos.
■ Revisão de texto.
TEMPO ESTIMADO Dois meses.
ANO Pré-escola.
MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas de papel branco no tamanho
A4 e de papel craft A3, caneta ou
lápis, cartolinas, lápis de cor e
diferentes versões de um conto da
literatura infantil.
DESENVOLVIMENTO
■ 1ª ETAPA
Para saber como cada criança elabora
a escrita, dê um ditado de quatro
palavras de um mesmo campo
semântico (frutas, core ou
brinquedos, por exemplo). A definição
do tema vai ajudar os pequenos a ler,
em seguida, o que eles escreveram
(dificilmente alguém lerá bola se
a lista for de animais). Após a leitura,
peça que eles justifiquem o uso
das letras ou dos símbolos grafados.
Nesse momento, procure saber se
identificam uma palavra por
reconhecer alguma letra – geralmente
a primeira – ou se escolhem sem
critério. Essa informação ser útil
para a montagem dos grupos.
■ 2ª ETAPA
Selecione variadas versões do mesmo conto e defina a ordem em que você as lerá. Comece pelo mais simples e parta para os mais elaborados. Independentemente do número de páginas, é importante que todos
tenham qualidade. Só assim as crianças terão condições de comparar diferentes desfechos e as peculiaridades da linguagem utilizada pelos autores. Após cada leitura, recupere os principais elementos. Para facilitar o registro, elabore uma tabela em uma cartolina com título do livro,início da história, personagens,
passagens e fim da trama.
■ 3ª ETAPA
Monte os agrupamentos e proponha que cada um crie um desfecho diferente para a mesma história.
Deixe que discutam e inventem. Depois disso, as crianças deverão ditá-los a você ou a um auxiliar, que farão
o papel de escriba. O compromisso deve ser o de escrever exatamente o que for falado pelas crianças.
■ 4ª ETAPA
Leve os textos para casa e transcreva-os em papel craft, com letras grandes. Na sala, pregue-os no quadro e faça a revisão coletiva de cada um deles. Comece questionando se o título é adequado. Depois chame a atenção para a organização temporal, verifique se ele tem começo, meio e fim, a repetição de palavras e o uso de partículas comuns da fala (aí, então etc.). Quando terminar, leia em voz alta as versões finalizadas. Com o texto aprovado, confeccione os livros.
PRODUTOS FINAIS
■ Livros de recontos.
■ Sarau ou feira literária
Divida as folhas de papel A4 ao meio. Em cada uma das metades, escreva duas ou três frases (melhor se for no computador, em letras maiúsculas, para facilitar a identificacão de palavras pelos pequenos). Deixe
espaço para os autores-ilustradores trabalharem. Antes de distribuir os lápis de cor, explique que o desenho
deve ser fiel ao texto (mais uma oportunidade de leitura). Cada membro do grupo pode se encarregar
de uma página, mas todos devem participar da confecção da capa e do índice. Peça que eles assinem na
contracapa e lembre-os de dar crédito aos escribas. Faça cópias (se possível, coloridas) em quantidade suficiente para que cada um tenha o exemplar feito pelo próprio grupo e também os feitos pelos colegas. Se optar pelo sarau literário para o lançamento dos livros, não se esqueça de ensaiar com a turma as falas, que devem ter como base o texto escrito. Cada umpode apresentar uma parte da história. Convide os pais e as outras turmas da escola para o evento.
AVALIAÇÃO
Peça que as crianças para os colegas contem o trecho da história de que mais gostaram. Em seguida, faça um
ditado usando as palavras que apareceram nos textos estudados. Compare com o realizado no início
do projeto, observando se as crianças que usavam símbolos já desenham letras. Registre os avanços e
compartilhe os resultados com os pais. Solicite também que elas apontem diferenças e semelhanças entres
as narrativas apresentadas.
CONSULTORIA Silvana Augusto,
selecionadora do Prêmio Victor
Civita Educador Nota 10.
■ Produzir textos ditando
para um escriba.
■ Diferenciar a linguagem
oral da escrita.
■ Fazer recontos.
■ Reconhecer as características
dos contos tradicionais.
CONTEÚDOS
■ Produção textual.
■ Uso correto de adjetivos,
tempos verbais e expressões
típicas em contos.
■ Revisão de texto.
TEMPO ESTIMADO Dois meses.
ANO Pré-escola.
MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas de papel branco no tamanho
A4 e de papel craft A3, caneta ou
lápis, cartolinas, lápis de cor e
diferentes versões de um conto da
literatura infantil.
DESENVOLVIMENTO
■ 1ª ETAPA
Para saber como cada criança elabora
a escrita, dê um ditado de quatro
palavras de um mesmo campo
semântico (frutas, core ou
brinquedos, por exemplo). A definição
do tema vai ajudar os pequenos a ler,
em seguida, o que eles escreveram
(dificilmente alguém lerá bola se
a lista for de animais). Após a leitura,
peça que eles justifiquem o uso
das letras ou dos símbolos grafados.
Nesse momento, procure saber se
identificam uma palavra por
reconhecer alguma letra – geralmente
a primeira – ou se escolhem sem
critério. Essa informação ser útil
para a montagem dos grupos.
■ 2ª ETAPA
Selecione variadas versões do mesmo conto e defina a ordem em que você as lerá. Comece pelo mais simples e parta para os mais elaborados. Independentemente do número de páginas, é importante que todos
tenham qualidade. Só assim as crianças terão condições de comparar diferentes desfechos e as peculiaridades da linguagem utilizada pelos autores. Após cada leitura, recupere os principais elementos. Para facilitar o registro, elabore uma tabela em uma cartolina com título do livro,início da história, personagens,
passagens e fim da trama.
■ 3ª ETAPA
Monte os agrupamentos e proponha que cada um crie um desfecho diferente para a mesma história.
Deixe que discutam e inventem. Depois disso, as crianças deverão ditá-los a você ou a um auxiliar, que farão
o papel de escriba. O compromisso deve ser o de escrever exatamente o que for falado pelas crianças.
■ 4ª ETAPA
Leve os textos para casa e transcreva-os em papel craft, com letras grandes. Na sala, pregue-os no quadro e faça a revisão coletiva de cada um deles. Comece questionando se o título é adequado. Depois chame a atenção para a organização temporal, verifique se ele tem começo, meio e fim, a repetição de palavras e o uso de partículas comuns da fala (aí, então etc.). Quando terminar, leia em voz alta as versões finalizadas. Com o texto aprovado, confeccione os livros.
PRODUTOS FINAIS
■ Livros de recontos.
■ Sarau ou feira literária
Divida as folhas de papel A4 ao meio. Em cada uma das metades, escreva duas ou três frases (melhor se for no computador, em letras maiúsculas, para facilitar a identificacão de palavras pelos pequenos). Deixe
espaço para os autores-ilustradores trabalharem. Antes de distribuir os lápis de cor, explique que o desenho
deve ser fiel ao texto (mais uma oportunidade de leitura). Cada membro do grupo pode se encarregar
de uma página, mas todos devem participar da confecção da capa e do índice. Peça que eles assinem na
contracapa e lembre-os de dar crédito aos escribas. Faça cópias (se possível, coloridas) em quantidade suficiente para que cada um tenha o exemplar feito pelo próprio grupo e também os feitos pelos colegas. Se optar pelo sarau literário para o lançamento dos livros, não se esqueça de ensaiar com a turma as falas, que devem ter como base o texto escrito. Cada umpode apresentar uma parte da história. Convide os pais e as outras turmas da escola para o evento.
AVALIAÇÃO
Peça que as crianças para os colegas contem o trecho da história de que mais gostaram. Em seguida, faça um
ditado usando as palavras que apareceram nos textos estudados. Compare com o realizado no início
do projeto, observando se as crianças que usavam símbolos já desenham letras. Registre os avanços e
compartilhe os resultados com os pais. Solicite também que elas apontem diferenças e semelhanças entres
as narrativas apresentadas.
CONSULTORIA Silvana Augusto,
selecionadora do Prêmio Victor
Civita Educador Nota 10.
PROJETO VOLTA ÀS AULAS
Projeto Volta as Aulas
Objetivos:
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
Aprendizagem e Ação
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
Aprendizagem e Ação
Plano de intervenção para o Ensino fundamental
1.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
Comportamento
2.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
3. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
*Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
*Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
*Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
*Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
5.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
6- Metodologia:
*Apresentar filmes sobre a família;
*Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
*Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
*Produzir um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
*Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
*Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7- CONTEÚDOS:
*Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
*Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
*História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
*Ciências; higiene e corpo humano;
*Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo e outros valores morais.
8.ATIVIDADES:
*Releitura de filme sobre a família;
*Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
*Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
*Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
*Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
*Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
*Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
Comportamento
2.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
3. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
*Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
*Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
*Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
*Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
5.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
6- Metodologia:
*Apresentar filmes sobre a família;
*Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
*Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
*Produzir um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
*Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
*Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7- CONTEÚDOS:
*Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
*Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
*História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
*Ciências; higiene e corpo humano;
*Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo e outros valores morais.
8.ATIVIDADES:
*Releitura de filme sobre a família;
*Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
*Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
*Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
*Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
*Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
*Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
Projeto O Patinho Feio
Foto:desenhos.hlera.com.b
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo
assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com seqüência de numeração;
* Desenvolver a percepção usual do número;
* Trabalhar com psicomotricidade;
* Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração
Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Cronograma: 1 a 2 semanas.
Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.
MÚSICAS:
* Música:
Quanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
pelo amor da Colombina
no meio da multidão!
* Música:Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não chorar.
JOGOS:
Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
C R A L___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____(C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...
Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra.
A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:
* Acrósticos;
* Caça-palavras;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;
Atividades de Artes:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:
* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
Festa Carnavalesca:
* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.
Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Projeto : Quem sou eu ?
PROJETO :QUEM SOU EU?
Algumas atividades... (modelo
Fonte:Sorvete Colorê
Identidade; Família; Conhecimento do corpo, suas partes e sentidos;
Turma: Educação Infantil
Período: Fevereiro e Março
Objetivos Geral :Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgãos dos sentidos .
Identificar os membros de sua família.
Desenvolver a independência, a auto-confiança e a auto-estima.
Participar da organização da rotina diária.
Conteúdo
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Reconhecimento progressivo do próprio corpo, de seus limites, singularidades e das diferentes sensações que produz.
Identificação progressiva das pessoas com as quais convive.
QUESTÃO DESENCADEADORA: Criar histórias com fantoches conversando com as crianças sobre a novidade que cada um está vivendo.
MOVIMENTO
Objetivos Específicos
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
Conteúdo
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária.
Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos Específicos
Participar de variadas situações de comunicação oral.
Interessar-se por histórias.
Observar e manusear diferentes materiais impressos.
Conteúdo
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos Específicos
Experimentar situações onde possa explorar e conhecer a si mesmo e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural.
Conteúdo
Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua família e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas ( auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
MATEMÁTICA
Objetivos Específicos
Explorar objetos em suas diferentes características.
Conteúdo
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobrir as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
Utilização de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar, rolar, transvasar, encaixar, lançar).
ARTES VISUAIS
Objetivos Específicos
Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características e propriedades, entrando em contato com formas diversas de expressão artística.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos.
Conteúdo
Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos.
Cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
MÚSICA
Objetivos Específicos
Brincar com a música.
Perceber as variações de ritmo através de dança, palmas, instrumentos, corridas, batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
Conteúdo
Atividades lúdicas como: brincadeiras cantadas, acalantos, brincadeiras com palmas e movimentos corporais.
Exploração de materiais sonoros como: chocalhos, guizos, sinos e brinquedos sonoros.
Brincadeiras com a produção de sons vocais diversos, imitando, criando e se comunicando através da linguagem musical.
ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;
Levantar questionamentos;
Escolher o nome da turma
Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história...;
Atividades, brincadeiras e jogos;
Pinturas diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Experimentar alimentos variados;
Desenho livre;
Histórias;
Músicas;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Quem sou eu?
Adaptação
Cantar músicas, pintura no chão com trincha e água, bolinha de sabão, folhear revistas, contar histórias, passear pela escola, brincar na graminha.
Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias (pedir as fotos para o período de adaptação) que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?
Para relaxar;
Borboletinha estava cansada
tão cansadinha que resolveu;
Foi pra flor e ficou parada
tão quietinha que adormeceu!
1,2,3 guardei a minha voz:
Zip, zap zup!!
Para trabalhar afetividade.
"Sai, sai, sai jacaré sai dessa lagoa.
Põe uma mão na cabeça,
outra na cintura,
á um remelexo no corpo,
e dá um abraço no outro."
Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.
Vamos cantar músicas que falem os nossos nomes.
BOA TARDE
Bom tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
boa tarde amiguinho (nome do amigo)como vai?
TUDO BEM.
faremos o possível para sermos bons amigos
boa tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
O SAPO NÃO LAVA O PÉ (substitua a palavra sapo pelo nome do aluno)
O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!
Meu corpo
Vamos cantar músicas que falem das partes do nosso corpo;
FORMIGUINHA!
Fui no mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé.
E eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar um giz, veio a formiguinha e subiu no meu nariz,
e eu sacudi, sacudi,sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar mamão veio a formiguinha e subiu na minha mão,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Palminhas
Palminhas,palminhas
Nós vamos bater
Depois, as mãozinhas
Pra trás esconder.
Para cima ,pra baixo
pra frente, pra trás
bem forte, bem fraco
pra lá e pra cá.
Os sentidos
Nosso contato com o mundo é feito através dos nossos sentidos. Os 5 sentidos ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
Tudo que sentimos com o nariz fica sob responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.
É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente.
Trabalhar o saco surpresa com objetos de vários tamanhos, texturas e formas diferentes estimulando a percepção e observação.
Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.
Algumas atividades... (modelo
Fonte:Sorvete Colorê
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