Aquilo
Esse conto de Ricardo Azevedo é muito interessante pra trabalhar com:
(Ricardo Azevedo)
O respeito aos diferentes pontos de vista;
A importância de consensos
Relação da linguagem verbal e a não-verbal
O professor pode dividir a sala em grupos e entregar o texto "Aquilo"
Pedir aos alunos para refletir a respeito de quem é aquilo?O que aquilo faz? De onde aquilo veio? etc
Pode pedir para representar aquilo através de imagens. E a partir daí trabalhar a linguagem não-verbal.
AQUILO
Quando aquilo apareceu na cidade, teve gente que levou um susto.
Teve gente que caiu na risada.
Teve gente que tremeu de medo.
E gente que achou uma delícia.
E gente arrancando os cabelos.
E gente soltando rojões.
E gente mordendo a língua, perdendo o sono, gritando viva, roendo as unhas, batendo palma, fugindo apavorada e ainda gente ficando muito, muito, muito feliz.
Uns tinham certeza de que aquilo não podia ser de jeito nenhum.
Outros também tinham certeza. Disseram: — Viva! Que bom! Até que enfim!
Muitos ficaram preocupados. Exigiram que aquilo fosse proibido. Garantiram que aquilo era impossível. Que aquilo era errado. Que aquilo podia ser muito perigoso.
Outros, tranqüilos, festejaram, deram risada, comemoraram e, abraçados, saíram pelas ruas, cantando e dançando felizes da vida.
Alguns, inconformados, resolveram perseguir aquilo. Disseram que aquilo não valia nada. Disseram que era preciso acabar logo com aquilo ou, pelo menos, pegar e mandar aquilo para bem longe.
Muitos defenderam e elogiaram aquilo. Juraram que aquilo era bom. Que aquilo ia ser melhor para todos. Que esperavam aquilo faz tempo. Que aquilo era importante, bonito e precioso.
Alguém decidiu acabar com aquilo de qualquer jeito.
Mas outro alguém disse não!
A importância de consensos
Relação da linguagem verbal e a não-verbal
O professor pode dividir a sala em grupos e entregar o texto "Aquilo"
Pedir aos alunos para refletir a respeito de quem é aquilo?O que aquilo faz? De onde aquilo veio? etc
Pode pedir para representar aquilo através de imagens. E a partir daí trabalhar a linguagem não-verbal.
AQUILO
Quando aquilo apareceu na cidade, teve gente que levou um susto.
Teve gente que caiu na risada.
Teve gente que tremeu de medo.
E gente que achou uma delícia.
E gente arrancando os cabelos.
E gente soltando rojões.
E gente mordendo a língua, perdendo o sono, gritando viva, roendo as unhas, batendo palma, fugindo apavorada e ainda gente ficando muito, muito, muito feliz.
Uns tinham certeza de que aquilo não podia ser de jeito nenhum.
Outros também tinham certeza. Disseram: — Viva! Que bom! Até que enfim!
Muitos ficaram preocupados. Exigiram que aquilo fosse proibido. Garantiram que aquilo era impossível. Que aquilo era errado. Que aquilo podia ser muito perigoso.
Outros, tranqüilos, festejaram, deram risada, comemoraram e, abraçados, saíram pelas ruas, cantando e dançando felizes da vida.
Alguns, inconformados, resolveram perseguir aquilo. Disseram que aquilo não valia nada. Disseram que era preciso acabar logo com aquilo ou, pelo menos, pegar e mandar aquilo para bem longe.
Muitos defenderam e elogiaram aquilo. Juraram que aquilo era bom. Que aquilo ia ser melhor para todos. Que esperavam aquilo faz tempo. Que aquilo era importante, bonito e precioso.
Alguém decidiu acabar com aquilo de qualquer jeito.
Mas outro alguém disse não!
E foi correndo esconder aquilo devagarinho no fundo do coração.
(Ricardo Azevedo)
PROBLEMAS DO MUNDO
O mundo está repleto de ouro.
Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cofres.
Mas o ouro não resolve o problema da miséria.
O mundo está repleto de espaço.
Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos.
Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.
O mundo está repleto de cultura.
Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião.
Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.
O mundo está repleto de teorias.
Teorias na ciência. Teorias nas escolas filosóficas. Teorias nas religiões.
Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.
O mundo está repleto de organizações.
Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais.
Mas as organizações não resolvem o problema do crime.
Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.
Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: "Fora do Cristo não há solução."
Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cofres.
Mas o ouro não resolve o problema da miséria.
O mundo está repleto de espaço.
Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos.
Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.
O mundo está repleto de cultura.
Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião.
Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.
O mundo está repleto de teorias.
Teorias na ciência. Teorias nas escolas filosóficas. Teorias nas religiões.
Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.
O mundo está repleto de organizações.
Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais.
Mas as organizações não resolvem o problema do crime.
Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.
Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: "Fora do Cristo não há solução."
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso;
Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência;
Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bullying no contexto escolar.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo.
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos as letras (Fig. 1) - impressas no papel ou confeccionadas com cartolina ou EVA (Etil Vinil Acetato),e peça para eles prestarem atenção nas letras e tentarem descobrir a palavra que elas formam.
Figura 1: Letras
Fonte: Do Autor
Disponível em: http://www.4shared.com/photo/N2sY3xw4/letras_.html
Sugestão:
O professor poderá imprimir as figuras e disponibilizá-las para cada dupla, ou poderá fazê-las utilizando EVA – Etil Vinil Acetato- e levá-las para os alunos realizarem a atividade.
Descoberta a palavra pelas duplas, o professor deverá dizer que é sobre de o “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência” o tema das aulas.
Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que Bullying, o que pensam disso etc. Após ouvir as opiniões dos alunos, as próximas atividades poderão ser desenvolvidas.
Atividade 1
Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para a turma a tirinha abaixo (Fig.2).
Figura 2: Tirinha
Disponível em: http://blogs.abril.com.br/liece148/2010/05/bullying.html
Sugestão
O professor deverá imprimir a tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar da mesma, de forma a facilitar a realização da atividade.
Finalizada a leitura da tirinha, o professor deverá, por meio do roteiro disponível abaixo, iniciar uma conversa sobre esta com os alunos.
Roteiro de Discussão
1. O que vocês acharam da história contada na tirinha?
2. Vocês acham que o Calvin e o Moe são amigos?
3. O que vocês acham da forma com que Moe tratou o Calvin?
4. O que vocês acham da forma com que Moe chamou Calvin – de burro?
5. Atitudes como estas fazem bem ou mal para a pessoa que é alvo destas?
6. Que nome poderíamos dar às ações de Moe contra o Calvin?
Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos que por acaso surjam.
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Matéria sobre Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum”, com duração de 02 minutos e 34 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Matéria sobre Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum":
Figura 3: Imagem do vídeo sobre Bullying
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, como todos da sala de aula. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de discussão.
1. Qual o principal assunto abordado no vídeo?
2. Que tipo de violência o vídeo busca combater nas escolas americanas?
3. Por meio do vídeo vocês conseguiram compreender o que é o Bullying?
4. O Bullying existe somente nos Estados Unidos ou em outros paises como, por exemplo, o Brasil?
5. Vocês acharam que o assunto da tirinha possui algo em comum com o vídeo? O que seria?
6. Quais os tipos de Bullying citados no vídeo?
7. Qual Bullying é praticado pelo personagem Moe da tirinha?
8. O Bullying pode proporcionar traumas - físicos, psicológicos e emocionais - na pessoa que é vítima dele?
9. No vídeo diversos professores estariam participando de palestras sobre Bullying. Vocês acham que aqui na escola há casos de Bullying? O que fazer para evitá-lo?
Atividade 3
Neste momento, de forma a ampliar a compreensão e o conhecimento dos alunos acerca do Bullying, os alunos, em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), deverão realizar uma pesquisa na Internet sobre este assunto. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis no roteiro abaixo.
Temas para a pesquisa
1. O que é Bullying.
2. Quais os tipos de Bullying que existe e suas conseqüências.
3. Em que locais sociais, comumente, ocorrem o Bullying.
4. De que maneira os alunos se envolvem e praticam o Bullying.
5. O Bullying é praticado, comumente, contra que tipo de pessoas e em que situações.
6. Como ocorre o Bullying contra a pessoa com Deficiência.
7. Quais são as conseqüências do Bullying no ambiente escolar.
8. Quais são as conseqüências possíveis para os alvos de Bullying.
9. Quais são as conseqüências possíveis os autores de Bullying.
10. Quais são as conseqüências possíveis às testemunhas, as que nada fazem para conter o ato, do Bullying.
11. Como denunciar o Bullying e procurar ajuda contra este.
12. Formas de prevenção contra o Bullying.
Observação
No decorrer das pesquisas os alunos deverão localizar imagens para a elaboração de um mural a ser realizada posteriormente.
Para o desenvolvimento das pesquisas, sugerimos os sites postados abaixo.
Sugestões de sites para a pesquisa
Parabéns pelo sequência de atividades. muito interessante.
ResponderExcluirPoderia enviar esse arquivo para o meu email?
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