O perfil do professor do futuro (Parte 1)
Em uma perspectiva construtivista, o sujeito (aluno) e o objeto do conhecimento (conteúdos, atitudes, valores, procedimentos) constituem-se de forma mútua no processo de ensino-aprendizagem, sendo o professor, aquele que irá mediar essa relação entre os dois primeiros.
Ao professor, seja ele da educação infantil ou ensino superior, cabe estar atento aos perigos de não “cair” no erro dos procedimentos superficiais, cansativos e rotineiros – isso no sentido pejorativo da palavra rotina e não no sentido pedagógico.
Pedro Demo, na obra Professores do Futuro: reconstrução do conhecimento (2000) elabora alguns pontos que considera crucial para um profissional que trata da própria vida, visto que o ato ensinar e aprender estão entranhados à existência humana:
Ao professor, seja ele da educação infantil ou ensino superior, cabe estar atento aos perigos de não “cair” no erro dos procedimentos superficiais, cansativos e rotineiros – isso no sentido pejorativo da palavra rotina e não no sentido pedagógico.
Pedro Demo, na obra Professores do Futuro: reconstrução do conhecimento (2000) elabora alguns pontos que considera crucial para um profissional que trata da própria vida, visto que o ato ensinar e aprender estão entranhados à existência humana:
Nenhum comentário:
Postar um comentário