sábado, 11 de maio de 2013

03_17_02_qualidadedevida

Criança combina com correr, brincar, gastar energia. Criança combina com parque, com praia, com piscina, com clube. Criança combina com brincadeira de rua, com praça, com alegria. Você não acha? Mas cada vez mais vemos crianças vítimas do sedentarismo, da falta de atividade física e da alimentação nada saudável. Criança gordinha não é bonitinho, é sinal de perigo. Criança, infelizmente, também pode ter diabetes tipo 2, também pode ter pressão alta, colesterol. Já imaginou? Por isso, obesidade não combina de forma alguma com criança.
No Brasil, segundo dados do IBGE, uma a cada três crianças estão acima do peso. Se antes o maior problema era a desnutrição, a obesidade já a ultrapassou há alguns anos. Nos últimos 20 anos, a obesidade infantil, considerando a idade entre 5 a 9 anos saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos, e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Entre adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nos últimos quarenta anos.
Nesta semana, o Ministério da Saúde lançou o uma campanha contra a Obesiddade Infantil dentro do programa da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013. “Se a gente construir uma geração de crianças e adolescentes que gostam de fazer atividade física, se alimentar direito, aprendem o que é alimentação, vamos ter uma geração de adultos mais saudáveis com menor risco de chegar a geração de obesos”, disse Padilha durante o lançamento do programa, em uma escola na Vila Planalto, no Distrito Federal.
O trabalho proposto consiste em levar as equipes de Saúde da Família para dentro das escolas, para que as crianças sejam orientadas quanto a hábitos de vida saudáveis, que incluem o incentivo à prática esportiva e alimentação saudável. Embora o governo não tenha acenado com nenhuma mudança na merenda escolar, dizendo que isso cabe a cada município.
Na minha visão, precisamos de campanhas mais ousadas e uma intervenção maior do governo para que os municípios adotem uma merenda escolar equilibrada e saudável nas escolas, assim como trabalhem programas de incentivo ao esporte mais agressivos. Afinal, não podemos aceitar que mais de 20% dos adolescentes estejam acima do peso. Se assim continuar, ao contrário do que o ministro diz, teremos, sim, uma geração de obesos, com reflexos graves na saúde dessas crianças, e para os cofres públicos também.








Projeto Alimentação






Nenhum comentário:

Postar um comentário